5 passos para a independência financeira

A ambição é grande em muitas coisas, mas mirar muito alto pode sair pela culatra. Para que grandes objetivos financeiros aconteçam, é importante dar um passo de cada vez — e comemorar suas conquistas ao longo do caminho. Como muitos objetivos, requer um pouco de trabalho, de forma consistente, ao longo do tempo.

Quanto tempo isso deve levar? É diferente para todos. Dependerá de fatores como sua renda, tanto agora quanto ao longo do tempo, suas despesas e sua vontade de priorizar planos de longo prazo. Seus objetivos e seus planos não são como os de ninguém, então faça seu próprio plano de independência financeira.

Crie seu fundo de emergência

Comece certificando-se de ter algumas economias de backup prontas. Se o seu carro quebrar de repente, ou você tiver alguns problemas de saúde caros, não vai acabar com você imediatamente se você tiver um fundo de emergência para recorrer.

Considere suas contribuições para suas economias apenas mais uma conta mensal que você tem que pagar, então não perca nenhum pagamento para si mesmo. Quando surge uma despesa inesperada, vai se sentir bem por você estar pagando para diminuir a dor. Você pode atingir seu objetivo, precisar usar algumas de suas economias e, em seguida, precisará reconstruí-lo novamente. Tudo bem. É exatamente como deve funcionar.

Além disso, não se esqueça de se recompensar de vez em quando para comemorar pequenas vitórias. Depois de atingir seu objetivo, dê a si mesmo um pequeno presente. Qual é uma coisa que você deixou de comprar à medida que aumentava essas economias? Foi um café diário ou para viagem para o jantar? Recompense sua conquista (mas nada que ameace seu orçamento mensal) apenas uma vez para comemorar.

Pague sua dívida

Existem dois métodos populares para lidar com sua dívida : bola de neve e avalanche.

Com o método bola de neve, comece com a menor dívida que você tem que pagar e vá subindo a partir daí. Ao enfrentar a grande façanha de pagar toda a sua dívida, um empréstimo de cada vez, você pouco a pouco trabalhará em direção à adequação financeira.

Você também pode ser mais estratégico e tentar o método da avalanche , que foca na dívida que tem a maior taxa de juros. Uma vez pago, passe para a próxima dívida com taxa de juros mais alta.

Pode ser tentador pagar sua casa também. Esse é um bom plano, mas espere até começar suas economias de aposentadoria para priorizar a dívida hipotecária. Se você entrar em um aperto no caminho, você terá proteção contra as dívidas de sua casa que você não pode de outras dívidas, então priorize sua hipoteca por último.

Não tem dívidas? Sortudo! Você ainda pode se beneficiar desta etapa. Aja como se você tivesse dívidas – escolha uma meta em dólares e coloque uma quantia definida em suas economias a cada mês, como se estivesse pagando. Seja em seu fundo de emergência , para um adiantamento em um veículo novo ou até mesmo em seu 401(k) , isso o colocará muito mais à frente nos passos seguintes.

Economize 3-6 meses de despesas de vida

Depois de pagar suas dívidas, a economia virá com muito mais facilidade. Acumule esse fundo de emergência até o ponto em que, se você perder o emprego, terá vários meses antes de realmente sentir o efeito. Ter esse buffer financeiro também lhe dará mais opções se você optar por mudar de emprego e quiser gastar seu tempo pesquisando ou até mesmo tirar um tempo de sua carreira para lidar com outras prioridades, como família ou viagens.

Economizar é muito mais fácil se você usar uma conta poupança com altas taxas de juros . Quanto mais você economiza, mais você ganha para investir nas economias do próximo mês. Não há razão para não tomar qualquer atalho que você puder.

Economize para a aposentadoria agora, não depois

Este é o passo em que você passa da poupança básica e do alívio da dívida para a construção de riqueza . Faça uso de planos de aposentadoria antes de impostos, como um 401(k) financiado pelo empregador ou IRAs para aproveitar ao máximo suas economias.

Há muitas oportunidades para economizar, mas para aproveitar ao máximo seus investimentos, converse com um consultor financeiro em seu banco comunitário local ou cooperativa de crédito. Eles podem ter insights adicionais para tornar seu caminho para a aposentadoria mais sólido.

Depois de construir essa base, você pode considerar dar outra olhada no pagamento de sua hipoteca. Mais uma vez, fale com um consultor financeiro para ter certeza de que você não está perdendo as implicações fiscais tanto do aumento de suas economias quanto dos juros mais baixos do empréstimo à habitação.

Você está na metade de seus passos de bebê! Embora uma aposentadoria confortável seja um grande incentivo de recompensa pelo qual esperar, você ainda pode se dar um mini alarde por tudo o que realizou até agora sem sair dos trilhos. Talvez um bom jantar fora, uma manicure ou uma viagem de um dia para uma atração turística próxima?

Construir riqueza e devolver

Agora que você está no ponto em que pode realmente construir riqueza, pense generosamente e pague adiante. Escolha algumas causas que sejam significativas para você e torne-se um filantropo. Além disso, certifique-se de compartilhar o que você aprendeu ao longo do caminho. Vale a pena repassar seu conhecimento e habilidade.